domingo, 8 de março de 2009

Hipotiroidismo

Introdução

Hipotiroidismo significa ter níveis de hormônios tiroidianos abaixo do normal. Os hormônios tiroidianos que são produzidos pela glândula tireóide na porção mais baixa da face anterior do pescoço são responsáveis pela produção de energia do corpo. Quando os níveis de hormônios tiroidianos estão anormalmente baixos, a diminuição resultante interfere na produção de energia de muitas funções vitais, inclusive o batimento do coração e a regulação da temperatura.

Em 95 por cento de casos, o Hipotiroidismo é devido a um problema na própria glândula tireóide na qual a glândula simplesmente produz quantidades inadequadas de hormônios tiroidianos. As causas de Hipotiroidismo incluem: 1. Complicações da cirurgia tiroidiana (retirada por tumores, p.ex) ou tratamentos com iodo radioativo para Hipertiroidismo (níveis anormalmente altos de hormônios tiroidianos); 2. Uma desordem auto-imune onde o próprio sistema de defesa do corpo ataca a tiróide; 3. Um defeito inato (congênito) da tiróide. O Hipotiroidismo “passageiro” também pode ser o resultado de certos tipos de inflamação da tireóide ou infecções tireóides virais.

Em aproximadamente 5 por cento de casos, a causa de Hipotiroidismo incide sobre o hipotálamo ou da glândula pituitária (hipófise) em lugar de ser na própria glândula tireóide. Em circunstâncias normais, o hipotálamo (um centro regulador presente no lado inferior do cérebro) emite sinais à hipófise para produzir hormônio tireóide estimulante (TSH). Quando algum problema médico afetar o hipotálamo ou a hipófise, a cadeia de sinais do cérebro para a tireóide pode ser interrompida. Se isto acontece, a glândula tireóide pode não receber a mensagem da hipófise para produzir hormônios tiroidianos, embora a própria tireóide possa funcionar perfeitamente. Este tipo de Hipotiroidismo, “chamado Hipotiroidismo secundário”, normalmente é causado através da produção deficiente de TSH porque a hipófise está doente por um tumor, infecção, sarcoidose, ou câncer metastático. Menos freqüentemente, o Hipotiroidismo é o resultado de uma lesão ao hipotálamo.

Atualmente, cerca de 1 por cento dos adultos têm alguma forma de Hipotiroidismo, embora o problema possa ser tão incidente quanto 10 por cento nos idosos. Aproximadamente 1 entre 5000 bebês nasce com Hipotiroidismo congênito (por defeito de formação).

Sintomas

No adulto, o Hipotiroidismo causa os sintomas seguintes:

· Falta de energia e apatia

· Uma sensação de cansaço constante

· Constipação intestinal

· Sensibilidade anormal para temperaturas frias

· Câimbras musculares e rigidez

· Ganho de peso (freqüentemente apesar da falta de apetite)

· Pele e cabelo secos

· Perda de cabelo

· Rouquidão ou voz grossa

· Freqüência cardíaca baixa (bradicardia)

· Às vezes sintomas psiquiátricos, inclusive depressão.

Se o Hipotiroidismo permanece sem tratamento, um agrupamento de sintomas chamado mixedema pode aparecer, incluindo uma face sombria, inexpressiva; cabelo fino; inchaço ao redor dos olhos; língua grande; e pele grossa sensível ao frio.

Nos bebês nascidos com Hipotiroidismo congênito, pode haver um choro rouco, retardo no crescimento, sonolência incomum, constipação e problemas na amamentação. Se o Hipotiroidismo não for tratado, a criança pode ter extraordinariamente estatura baixa, pele seca, cabelo fino, uma aparência facial incomum, o abdômen protraído, erupção de dentes atrasada e prejuízo no desenvolvimento mental. Quando o Hipotiroidismo acomete uma criança mais velha, a puberdade pode ser demorada e tem outros sintomas semelhantes aos vistos nos adultos.

Diagnóstico

O médico fará um exame físico com atenção particular para a glândula tireóide que às vezes é (mas não sempre) aumentada. O médico também irá procurar por sinais característicos de Hipotiroidismo na pele, cabelo, coração, e abdômen.

Ele fará o diagnóstico de Hipotiroidismo pelos resultados dos exames de sangue dosando os níveis de hormônios tiroidianos e do TSH no sangue. Um TSH elevado é o teste mais sensível para Hipotiroidismo resultante de anormalidades da própria tiróide. O médico também pode solicitar exames de sangue para dosar o colesterol e outros componentes do sangue que são freqüentemente anormais em pessoas com Hipotiroidismo. Em pacientes com sintomas ou sinais clínicos que envolvam o coração, solicita-se um eletrocardiograma (o ECG) e podem ser feitos outros exames cardíacos.

Prevenção

Nenhuma mudança de estilo de vida ou imunização pode prevenir o Hipotiroidismo.

Tratamento

O Hipotiroidismo é tratado com doses de substituição dos hormônios da tiróide. Formas sintéticas destes hormônios são usadas (Tetroid, Levotiroxina, Liotironina ou Liotrix). Em pacientes cujo Hipotiroidismo ocorreu devido a um problema no hipotálamo ou na hipófise, pode ser dado hidrocortisona primeiro para prevenir uma insuficiência adrenal ativada pela terapia de substituição da tireóide.

Qual médico procurar?

Procure um endocrinologista se você tem os sintomas de hipotiroidismo, especialmente se você constantemente se sentir cansado, se notou uma queda significativa de cabelos, e de repente desenvolveu uma sensibilidade anormal ao frio. Se seu bebê ou filho mais novo tem sintomas de Hipotiroidismo, procure o pediatra imediatamente.

Prognóstico

Em pacientes com Hipotiroidismo há pouco tempo, devido a certos tipos de inflamação da tiróide ou infecções virais (Hipotiroidismo passageiro ou fugaz), os níveis de hormônios tiroidianos voltam ao normal freqüentemente após vários meses.

Em adultos, o tratamento com hormônio da tiróide pode aliviar os sintomas de Hipotiroidismo prontamente; porém, em alguns pacientes mais velhos, as doses devem ser aumentadas muito lentamente durante várias semanas para prevenir uma sobrecarga ao coração. Nas crianças com Hipotiroidismo, o tratamento completo e imediato com hormônio pode prevenir normalmente qualquer diminuição no crescimento ou no desenvolvimento intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário